Pastoral dos Nômades realiza assembleia nacional em Ibiraçu – ES e celebra 35 anos de existência

No período compreendido entre os dias 17 a 21 de julho de 2023, foi realizada a 34ª Assembleia Nacional da Pastoral dos Nômades do Brasil, na cidade de Ibiraçu /ES. A programação constou de variadas atividades com Celebração Eucarística da Santa Missa por todos os dias na Capela de Nossa Senhora da Saúde, no Instituto Espírito Santo de Inovação Social – IESIS, local que serviu de alojamento para os nossos agentes de Pastoral e convidados.  A Pastoral celebrou nesta oportunidade, junto aos seus agentes, 35 anos de existência e por essa razão, tivemos na abertura, uma apresentação com o Padre Wallace Zanon que trouxe em forma de palestra, uma exposição de fotos de eventos e fatos ligados ao percurso histórico da Pastoral desde a sua fundação, tanto no Brasil como no exterior. Foram dias de espiritualidade, orações, palestras e discussões temáticas.

Tivemos também a participação de novos agentes e recebemos visitas de grande importância na nossa programação. O Governo do estado do Espirito Santo esteve representado através do Secretário Estadual de Direitos Humanos que proferiu palestra sobre as Políticas Públicas para os Ciganos no ES e tivemos logo após, um estudo sobre a Sinodalidade da Igreja, tema de grande valia para a nossa vivência cristã em consonância com os preceitos do Papa Francisco. O Ministério Público Federal, esteve representado na nossa Assembleia pelo Dr. Wilson Rocha Martins, Procurador da República no estado de Goiás, que também é membro da Ordem Franciscana Secular, junto a Arquidiocese de Goiânia. Fez importante relato sobre o trabalho que está sendo realizado no âmbito da defesa dos direitos dos povos itinerantes. Recebemos também a participação da Cigana Maura Piemonte que tratou do Tema da Política dos Territórios Livres para os povos ciganos. Também tivemos a visita de grupos de Ciganos das cidades circunvizinhas.

O momento da partilha foi fundamental para que pudéssemos rever o que funcionou e o que deixou de acontecer nesse período de um ano de ação pastoral. Muitos agentes que não puderam comparecer enviaram seus relatos para nosso arquivo da pastoral.

Outro ponto que merece destaque na Assembleia foi o Estudo e Aprovação do Código de Conduta Ética, como também, a atualização e aprovação do Estatuto da Pastoral.  As mesas redondas abordaram temas ligados aos povos de circo e foi planejado a possibilidade de novas formações de Agentes para a Pastoral em algumas dioceses onde a presença dos nômades é permanente. Destacamos também a visita ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde onde foi concelebrada a Missa final com a presença dos nossos Bispos de Eunápolis Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo auxiliar de São Paulo D. Jorge Pierozan e do Bispo Emérito de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade.

Momento especial foi a manhã de espiritualidade coordenada por Dom Jorge Pierozan. Ele nos fez refletir sobre as renúncias que tivemos de fazer. Destacamos um trecho de sua reflexão: “Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse o amor, nada disso me adiantaria” (1Cor 13,3). Aí ele fala o seguinte: “Não sejamos sinos ruidosos. Compreendamos o amor cristão, aquele amor que não espera retribuição. Para que haja a prática, é muito importante a compreensão. Compreender. Entender o que se está fazendo”. Foi um momento de grande comoção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.